ORIENTAÇÃO MÉDICA

A quarta etapa do projeto é a ORIENTAÇÃO DO PACIENTE, neste setor todos os questionários clínicos são recolhidos com os resultados dos exames médicos e da entrevista clínica, para posterior avaliação epidemiológica*, e os pacientes são encaminhados para contra referência** com um documento informativo, o Cartão do Diabético com os resultados e classificação da doença no fundo de olho (grau da retinopatia diabética) e do grau de acometimento do pé diabético, além de quando novo exame fundoscópico ou do pé diabético será necessário de acordo com a gravidade da doença, além de encaminhamentos caso necessite para tratamentos adicionais de se maior gravidade.

Esta etapa é realizada por 15 profissionais, entre médicos, acadêmicos e enfermeiros, com atendimento a cerca de 2.000 pacientes.

Após o Mutirão é realizado o LEVANTAMENTO CLINICO-EPIDEMIOLÓGICO, com a criação e avaliação do Banco de dados clínicos e epidemiológicos do Mutirão por Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Diabetes, com possibilidade de apresentações em congressos e vários artigos publicados em revistas medicas. Além de informações úteis do perfil dos pacientes para futuras políticas de saúde pública.

Também é realizado o curso prévio de CAPACITAÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS EM DIABETES para receber e conduzir estes pacientes durante o ano.