EXAME DO DIABÉTICO

O Pé Diabético, uma das mais importantes e devastadoras complicações do diabetes, formada pela neuropatia, insuficiência vascular periférica e trauma/infecção. Dados epidemiológicos brasileiros indicam que as amputações de membros inferiores ocorrem 100 vezes mais frequentemente em pacientes com diabetes melito.

Dos diabéticos que sofreram amputação, mais da metade terão a amputação do membro contralateral no período de 3 a 5 anos. Isso implica em altos custos de hospitalização, assim como em termos de afastamento do trabalho, curativos, efeitos sociais e emocionais e reabilitação.

Nesta segunda fase dos Exames Médicos do Projeto todos os pacientes são submetidos ao exame triagem do PÉ DIABÉTICO através de uma equipe formada por aproximadamente 100 acadêmicos de enfermagem e ou medicina, previamente treinados para o exame do pé diabético, e monitorada por uma equipe multidisciplinar (em torno 5 a 8 profissionais) formada por médicos angiologistas e de enfermagem especializada.

Pacientes são organizados em bancos de frente por Acadêmicos de enfermagem ou medicina previamente capacitados para detecção de complicações no pé do Diabético, tomando como base os parâmetros: PULSO, SENSIBILIDADE (Monofilamento), INSPEÇÃO e CALÇADOS.

Esta fase é coordenada pela Profa. Enfa. Roseanne Montargil e pelo Dr. Marcelo Araújo, com capacidade estimada de atendimento de cerca de 2.000 pacientes.