EXAME DO DIABÉTICO

O Pé Diabético, uma das mais importantes e devastadoras complicações do diabetes, formada pela neuropatia, insuficiência vascular periférica e trauma/infecção. Dados epidemiológicos brasileiros indicam que as amputações de membros inferiores ocorrem 100 vezes mais frequentemente em pacientes com diabetes melito.

Leia mais

EXAME PARA NEFROPATIA DIABÉTICA

A Nefropatia Diabética acomete cerca de 40% dos pacientes diabéticos e é a principal causa de insuficiência renal em pacientes que ingressam em programas de hemodiálise. Cerca de 40% dos pacientes podem morrer no primeiro ano de tratamento, principalmente por doença cardiovascular.

Leia mais

EXAME DE FUNDO DE OLHO (MAPEAMENTO E APLICAÇÃO DE LASER NA RETINA)

A Retinopatia Diabética, comumente, incapacita para o trabalho pessoas na faixa etária dos 30 aos 75 anos. a principal causa de cegueira irreversível nesta faixa etária, porém se realizados exames preventivos e tratamento com laser nos casos indicados, poderá ser evitado os estados avançados da doença que podem levar cegueira em muitos destes pacientes. Se a doença for detectada precocemente e com tratamento adequado, os riscos da cegueira podem ser reduzidos em mais de 80%. O melhor tratamento para a Retinopatia Diabética é o controle clínico adequado e, nos casos graves, através da Fotocoagulação a Laser da retina.

Leia mais

ORIENTAÇÃO MÉDICA

A quarta etapa do projeto é a ORIENTAÇÃO DO PACIENTE, neste setor todos os questionários clínicos são recolhidos com os resultados dos exames médicos e da entrevista clínica, para posterior avaliação epidemiológica*, e os pacientes são encaminhados para contra-referência** com um documento informativo, o Cartão do Diabético com os resultados e classificação da doença no fundo de olho (grau da retinopatia diabética) e do grau de acometimento do pé diabético, além de quando novo exame fundoscópico ou do pé diabético será necessário de acordo com a gravidade da doença, além de encaminhamentos caso necessite para tratamentos adicionais de se maior gravidade.

Leia mais