Agentes Comunitários de Saúde participam do Mutirão do Diabético de Itabuna

Os agentes comunitários de saúde de Itabuna terão uma participação expressiva no Mutirão do Diabético, com atuação durante todo o ano na prevenção da doença. Nesta segunda-feira, cerca de 400 agentes participaram e um encontro com o coordenador do Mutirão, Dr. Rafael Andrade, em que foram definidas as estratégias de trabalho. “Por atuarem diretamente na comunidade, visitando todas as moradias de forma permanente, eles exercem um papel fundamental, não apenas no acompanhando dos casos de diabetes, como também na orientação das pessoas, já que um dos grandes pilares da campanha é a prevenção”, afirma o Dr. Rafael.

foto1


Para ele, o engajamento dos agentes comunitários, incentivados pela Secretaria Municipal, amplia as ações do Mutirão do Diabéticos, que a cada ano ganha uma nova dimensão. A coordenadora dos ACS, enfermeira Margarida Novaes destacou a importância do Mutirão e disse que “todos devem se mobilizar para garantir uma vida saudável para os diabéticos”.

foto2

 

APOIO DA UFSB

Durante o encontro na FTC, também foi definido o apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia ao Mutirão do Diabético. O professor Antonio José Cardoso confirmou que professores e estudantes da UFSB estarão presentes na Campanha Novembro Azul e no Mutirão, monitorando a fazendo o acompanhamento dos casos mais graves, para tratamento posterior.
“Trata-se de uma experiência fantástica para nós. O Mutirão é fruto da dedicação do Dr. Rafael e um grupo de voluntários, com um resultados expressivos. Fazer parte também do trabalho pós Mutirão permite que nossas equipes interdisciplinares na área de saúde possa dar sua contribuição importante nessa ação conjunta cos os agentes comunitários de saúde”, afirma o professor Antonio José.

foto3