Mutirão do Diabético de Itabuna é destaque no Fórum Empresarial do Sul da Bahia

Mutirão do Diabético de Itabuna foi apresentado durante o 5º Fórum Empresarial do Sul da Bahia, realizado no Hotel Transamérica em Comandatuba. O mutirão, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Asdita, que faz parte do calendário da Federação Internacional do Diabetes, é considerado o maior evento de tratamento e prevenção na doença no Brasil, e foi destacado na programação do Fórum Empresarial como exemplo de responsabilidade social e de mobilização da comunidade.

Dr Rafael e Dr. Vavel

O diretor geral do HOBR, Dr. Vável Andrade, o diretor Dr. Wandick Rosa e os médicos Larissa Andrade e Caroline França participaram do evento, juntamente com o Dr. Rafael Andrade, coordenador do Mutirão, que fez uma apresentação em que lembrou o início do projeto em 2004, com atendimento ao olhos dos diabéticos, sua expansão ao logo dos anos, até se consolidar como um evento multidisciplinar, que em 2015 chegou a 15 mil atendimentos e cerca de 800 voluntários, passando a cuidar também dos pés e dos rins do diabético. A partir de 2013, além dos serviços de detecção e tratamento do diabetes, o Mutirão ganhou a Cidade do Diabetes, na Praça Rio Cachoeira, com ações de prevenção, testes de glicemia, orientações sobre alimentação saudável e atividades esportivas.

“O Mutirão do Diabético é um sonho que centenas de pessoas resolveram sonhar juntos para torna-lo realidade. Seu efeito multiplicador está melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas”, afirma o Dr. Rafael Andrade. Segundo ele, “esse é um trabalho permanente, que não se limita apenas ao dia do Mutirão, mas que deve ser feito os dias do ano. Vamos continuar semeando prevenção e tratamento digno para os diabéticos e colher os frutos de uma vida saudável”.