O Dia Mundial do Diabetes foi instituído pela IDF (International Diabetes Federation) em 1991 como um meio de aumentar a conscientização global sobre o Diabetes e hoje é realizado em 181 países. Uma oportunidade de chamar atenção do público e autoridades de saúde para os problemas desta grave enfermidade que está em crescimento em todo o mundo. Cerca de 1200 cidades do Brasil aderiram a esse movimento coordenado pela ANAD/ FENAD, que é uma ação global (181 países) da IDF e OMS (Organização Mundial de Saúde) pelo Dia Mundial do Diabetes (DMD).
Em Itabuna, o apoio ao evento é amplo e de suma importância com o envolvimento de múltiplas áreas da sociedade civil organizada, com LIONS, ROTARY, Maçonarias, Ordem Demolay, parceiros privados como a NOVARTIS, Caixa Econômica Federal, Bahiagás, Banco Santander, Óticas Carol, UNIMED Itabuna, entre outras. O apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, das sociedades médicas e entidades como o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), e da FENAD (Federação Nacional das Entidades e Associações em Diabetes) também são fundamentais.
Todas essas entidades e lideranças se reunem em um ato público de celebração do Dia Mundial do Diabetes, com a presença de autoridades políticas e representantes das sociedades médicas e de todos os setores da sociedade organizada no intuito de chamar a atenção para a causa da doença.