Campanha Novembro Azul a largada Para o Mutirão do Diabetes de Itabuna

A Campanha Novembro Azul, que dá a largada para a realização do Mutirão do Diabetes de Itabuna, foi lançada em evento realizado no auditório do Centro Médico Beira Rio, que reuniu autoridades e parceiros do mutirão, reconhecido pela Federação Internacional do Diabetes como um dos maiores eventos e tratamento e prevenção da doença em todo o mundo. As atividades começam neste dia 1º., com a ação Luz Azul, que incentiva  iluminar prédios e espaços públicos, estabelecimentos comerciais e empresariais  e residências com a cor da prevenção. No dia 12 de novembro, acontece o Aulão Azul, com atividades físicas na Praça Rio Cachoeira, e no  dia 15 a Pedalada Azul, que vai percorrer ruas e avenidas do centro e bairros. Também haverá uma exposição de fotos e  vídeos no Shopping Jequitibá, com orientações contra a doença.

DSC 0612

As ações serão culminadas no dia 25 de novembro, com a realização do Mutirão do Diabetes na Praça Rio Cachoeira e no Hospital de Olhos Beira Rio, que deve mobilizar cerca de 1.200 voluntários e realizar cerca de 40 mil procedimentos. O idealizador e coordenador do Mutirão do Diabetes, Dr. Rafael Andrade,  afirma que “a cada ano o evento ganha uma dimensão ainda maior, atraindo novos apoiadores e ampliando as ações de prevenção. Estamos dando uma demonstração de como uma comunidade pode se unir  através da solidariedade e voluntariado  para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas”.  

Além de fornecer a infraestrutura do evento, a Prefeitura de Itabuna vai disponibilizar profissionais, que já passaram por um processo de capacitação, para atuar no dia do Mutirão, além de dar agilidade aos casos que necessitam de  exames de  média e alta complexidade e  procedimentos médicos. “Nosso trabalho não se limita ao mutirão, mas é um processo permanente de acompanhamento na rede pública de saúde”, afirma a secretária de Lizias  Miranda  São Matheus.

A Associação das Empresas de Transportes Coletivos de Itabuna colocará ônibus para transportar gratuitamente pessoas que serão atendidas no Mutirão. O diretor da AETU, Elvis Souza afirma que “essa é uma ação de responsabilidade social, apoiando uma inciativa que hoje é exemplo para o Brasil”. Em 2017, o Mutirão do Diabetes recebe o apoio da Associação Comercial de Itabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicom. “O evento tem o foco na prevenção, combatendo uma doença silenciosa, mas que pode ser controlada com uma orientação adequada. Nada mais justo do que abraçar e apoiar esse projeto que está sendo adotado por várias cidades e é reconhecido mundialmente”.

O Mutirão do Diabetes, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio,  Asdita e ONG Unidos pelo Diabetes